Definir o piso ideal para um imóvel é uma das decisões mais importantes na hora de construir ou reformar, já que esse item é determinante nos ambientes. Para saber como acertar na escolha, confira nosso post.
Como escolher o piso ideal para o seu imóvel?
1 – Verificar o contexto do ambiente
O primeiro passo para escolher o piso ideal para sua casa, apartamento, escritório ou estabelecimento comercial é analisar o contexto do ambiente, como por exemplo, nível de umidade, frequência quanto ao tráfego de pessoas, tipo de área (interna ou externa), presença de animais de estimação etc.
2 – Considerar a temperatura do piso
Com relação à temperatura, há dois tipos de pisos: frios e quentes. Além de eles interferirem na temperatura do local, eles estão relacionados à sensação de toque.
Os pisos frios proporcionam maior frescor aos ambientes, reduzindo naturalmente a temperatura. Já os pisos quentes, oferecem um clima aconchegante aos ambientes e permitem uma temperatura mais constante.
Os pisos frios são: porcelanato, cerâmica, ladrilho hidráulico, cimento queimado, granito, mármore e superfícies resinadas. Esse tipo de piso é recomendado para regiões mais quentes e também para os locais com umidade frequente, tais como banheiros e cozinhas.
Já os pisos quentes são: assoalhos de madeira, laminados, pisos vinílicos e pisos de bambu. Por proporcionarem uma sensação de bem-estar, esses pisos são recomendados para regiões mais frias e locais que naturalmente pedem maior conforto, tais como quartos, salas, escritórios etc.
3 – Verificar a resistência
Escolher o piso ideal para o seu imóvel requer prestar atenção na resistência do material. Quanto melhor a resistência à abrasão, maior é a capacidade do material suportar intenso tráfego de pessoas e contato com diversos objetos.
4 – Capacidade antiderrapante
Sobretudo nos locais onde há circulação de crianças, idosos ou animais de estimação, é necessário avaliar a capacidade antiderrapante do piso escolhido para impedir acidentes que podem ser graves.
Essa capacidade antiderrapante merece ainda mais atenção em áreas nas quais há presença constante de água, como banheiros, cozinhas e áreas externas.
O índice que aponta a capacidade antiderrapante de um piso é chamado de coeficiente de atrito. Por isso, no momento da compra, sempre pergunte ao vendedor sobre esse quesito.
5 – Verificar a decoração
Ao decidir sobre o piso perfeito você também precisa pensar na decoração já existente ou em como o ambiente será decorado. Para cada tipo de decoração, é possível harmonizar opções de pisos que mais valorizam o ambiente.
6 – Invista em um projeto
Para escolher o piso ideal, muito além de questões relacionadas à estética e custo do produto, é necessário considerar diversos detalhes para que o ambiente fique bonito, seguro e agradável para todos.
Contar com um arquiteto experiente é fundamental para escolher o piso e demais revestimentos para seu imóvel, harmonizando cada detalhe.
Quer saber mais sobre como escolher o piso ideal e analisar outros fatores que determinam o sucesso da sua reforma ou construção? Venha tomar um cafezinho conosco e converse com um de nossos profissionais.