Entender as fases da construção de uma casa geminada é item essencial para obter os melhores resultados e manter o orçamento sob controle. Confira nosso artigo e veja no que consiste essas fases.
6 fases da construção de uma casa geminada
1 – Escolha do terreno
Escolher um terreno adequado em termos de espaço e localização é o primeiro passo para começar a construir. É necessário que os futuros proprietários dessas casas geminadas estejam de acordo com as condições do terreno e que o espaço ofereça conforto e a possibilidade de fazer um bom projeto arquitetônico.
Nesse quesito, é recomendável conversar com um arquiteto para obter informações de como escolher os melhores terrenos para construção de uma ou mais casas geminadas.
Nessa etapa da escolha do terreno é de suma importância observar as questões relacionadas à estrutura oferecida na região: asfalto, coleta de lixo, iluminação pública, rede de água e esgoto, energia elétrica etc.
2 – Definição de um orçamento
Depois de escolher o terreno, o próximo passo é estipular o orçamento que estará disponível para a construção. É com base nesse valor que o projeto arquitetônico será desenvolvido e todos os materiais serão comprados.
Por mais que o arquiteto auxilie nessa definição de valores é preciso ter um valor máximo em mente para que seu orçamento não estoure e o sonho de construir não se transforme em um pesadelo de dívidas.
3 – Projeto arquitetônico
Entre as fases da construção, a elaboração de um projeto arquitetônico é outra das principais e mais necessárias para que os resultados ao final da obra sejam os melhores.
Nesse projeto, são consideradas as melhores estratégias para valorizar a construção, oferecer praticidade, conforto e segurança para os moradores. Com esse projeto em mãos, também é possível economizar dinheiro e aproveitar da melhor maneira todas as características e espaço do terreno.
4 – Adequações do terreno
Antes de iniciar a construção da casa geminada é preciso analisar possíveis adequações que devem ser feitas no terreno, tais como terraplanagem. Essas adequações também podem ser recomendadas mediante avaliação de um arquiteto ou engenheiro, fazendo que o terreno apresente as melhores condições para a construção e resultados do projeto.
5 – Acompanhamento da obra
Depois de cumpridas as fases da construção que envolvem o planejamento, é imprescindível estar atento ao acompanhamento na obra. Isso envolve elaborar e cumprir cronogramas, cumprindo prazos para entrega de cada etapa do projeto.
Esse acompanhamento é essencial para não estourar o orçamento e fazer que o projeto de construção seja concluído no tempo certo.
6 – Acabamento
Entre as fases da construção que merecem atenção, outra delas é o acabamento, momento no qual é possível ver com ainda mais clareza os benefícios e resultados do projeto arquitetônico. Nessa etapa, cada detalhe contribui para que a casa geminada seja segura, confortável, funcional e moderna.
Quer saber mais detalhes sobre as fases da construção e ver como acertar em cheio na escolha do melhor projeto para sua casa geminada? Venha tomar um café com nossos especialistas aqui da Projecta.