A dúvida entre comprar, alugar ou construir é uma das mais comuns entre as pessoas que desejam investir em um imóvel sem que isso comprometa muito o orçamento mensal. Para esclarecer essas dúvidas, vamos conferir os prós e contras de cada situação.
Comprar, alugar ou construir – qual a melhor opção?
Comprar
Quando é indicado?
A compra de um imóvel já pronto, seja casa ou apartamento, é indicado para pessoas que já possuem o dinheiro para pagar à vista ou um bom percentual para a entrada. De forma geral, para financiar um imóvel é necessário pagar uma entrada de no mínimo 20% do valor total e financiar o restante.
Quando não é indicado?
Caso esse valor de 20% de entrada + a parcela do financiamento comprometa demais a renda mensal da família, não é uma boa opção realizar a compra. Neste caso, o ideal é considerar as outras alternativas: alugar ou construir.
Alugar
Quando é indicado?
Alugar é indicado quando não há valores suficientes para arcar com a entrada do valor do imóvel ou terreno ou esses valores de imediato comprometam muito a renda mensal. Para o aluguel, a regra é optar por imóveis mais simples e com preços menores, pois é necessário fazer uma economia de recursos para futuramente investir em um imóvel próprio, o grande sonho de muitos brasileiros.
O aluguel também é a opção mais viável durante o período em que o imóvel próprio é construído.
Quando não é indicado?
Pessoas que têm condições de pagar uma entrada de 20% e arcar com os valores da parcela do financiamento jamais devem recorrer ao aluguel, pois isso seria “rasgar” dinheiro.
Para casais que possuem a opção de morar na casa de um parente próximo, como os pais ou sogros, a melhor opção é poupar o dinheiro que seria gasto em um aluguel e iniciar um projeto de construção ou reservas financeiras para a compra de um imóvel.
Construir
Quando é indicado?
A grande vantagem de construir é que é possível dispor do dinheiro a cada etapa do processo, conforme rendimentos mensais da família e também escolher a região e projeto que mais agradam.
Outra oportunidade interessante é optar pela compra de imóveis na planta, já que nessa fase da construção o investimento geralmente é mais acessível e tem prazo para conclusão, fazendo com que as pessoas consigam se programar melhor.
Quando não é indicado?
Quando há uma certa pressa em ter um imóvel próprio ou não existe condições de iniciar a construção, o ideal é optar pelo aluguel até que seja possível comprar um imóvel pronto dentro de um curto período de tempo.
Na hora de escolher entre comprar, alugar ou construir, o mais importante é tomar uma decisão que favoreça o orçamento familiar, evitando um comprometimento da renda que futuramente poderá causar problemas.
Outra dica fundamental é conversar com o maior número possível de construtoras, corretores e demais profissionais do ramo com a finalidade de comparar as vantagens e desvantagens em cada situação.
Entre em contato com nosso time de venda e marque um café para você poder entender melhor cada pós e contra entre comprar, alugar ou construir.