Obter dicas para escolher a construtora certa é indispensável ao garantir um projeto de alta qualidade, evitando graves complicações estruturais e legais.
Quais são essas dicas para escolher a construtora certa?
1 – Pesquise sobre os empreendimentos concluídos
O primeiro sinal de que uma construtora cumpre com as cláusulas contratuais junto aos clientes é o atendimento aos prazos de entrega dos imóveis, liberação de chaves, agilidade quanto à resolução de questões burocráticas etc.
Por esse motivo, a dica número um é pesquisar se determinada construtora honrou prazos e manteve o padrão de qualidade prometido.
2 – Informe-se sobre a saúde financeira da construtora
Outra importante medida para acertar na escolha da construtora trata-se de buscar informações sobre a situação financeira da empresa, observando se há boatos de ausência de pagamentos a fornecedores ou empregados, situação de capital dos proprietários etc.
3 – Converse com os moradores
Entre as dicas para escolher a construtora certa não poderia faltar a conversa com alguns moradores dos prédios entregues por determinada construtora.
Eles, melhor do que ninguém, saberão dizer com exatidão se o empreendimento apresenta muitos problemas de manutenção, estrutura, funcionalidade, segurança etc.
4 – Compare orçamentos
Acertar na escolha de uma construtora que melhor atenda suas necessidades requer comparar os orçamentos e a qualidade oferecida por cada uma delas. O ideal é buscar o meio termo, fugindo de orçamentos que estão abaixo do mercado ou aqueles nitidamente abusivos.
Vale lembrar que quando o assunto é optar por uma construtora, as “promessas mirabolantes” acabam custando muito caro.
5 – Visite os imóveis
Além de conversar de maneira objetiva com os moradores do empreendimento, é interessante visitar um imóvel já concluído, ver a planta do projeto ou ir ao show room que muitas vezes é disponibilizado pelas construtoras.
6 – Verifique o projeto de incorporação
Outra medida de suma importância para quem está em dúvida sobre qual construtora escolher consiste em verificar se o empreendimento está devidamente aprovado pela prefeitura e registrado no Cartório de Registro de Imóveis.
Inúmeras pessoas esquecem desse importante detalhe e somente após muito tempo (e dinheiro) perdidos, acabam descobrindo terríveis problemas da construtora.
7 – Levante o histórico da construtora
Sobre as dicas para escolher a construtora certa é indispensável levantar informações com relação ao histórico da empresa. Isso envolve responder de forma objetiva às seguintes perguntas:
- Há quanto tempo a construtora atua no mercado?
- Em quais cidades essa construtora tem projetos?
- Quantos imóveis foram entregues por ela?
- Quais são os principais clientes e fornecedores dessa construtora?
- Há registros de demandas trabalhistas contra a construtora ou empresas ligadas a ela?
- Há registros de outros tipos de processos judiciais envolvendo essa construtora?
- Qual o porte dessa empresa? Ela trabalha com um grande volume de capital?
Algumas dessas informações podem ser obtidas por meio do site da empresa e também ao realizar pesquisas pela internet ou consultas jurídicas. O importante é estar munido do máximo de informações possíveis antes de optar pela construtora que mais irá satisfazer suas necessidades.