Conhecer essas dicas para escolher o projeto ideal é imprescindível ao transformar em realidade o sonho de ter um imóvel residencial ou comercial com tudo que você precisa, garantindo que o dinheiro seja empregado em um investimento rentável e seguro.
Quais são essas dicas para escolher o projeto ideal?
1 – Tenha claro seu estilo de vida
A escolha do projeto ideal depende principalmente do estilo de vida, já que a partir dele é possível definir com clareza o que valorizar ao optar por um projeto que melhor atenda suas necessidades.
Esse estilo de vida aborda questões relacionadas ao número de pessoas que irão ocupar o imóvel, se há crianças, quantas vagas de estacionamento são necessárias, localização do imóvel etc.
2 – Estabelecer um limite para o orçamento
As dicas para escolher o projeto ideal envolvem definir previamente o valor disponível para o orçamento, evitando comprometer uma parte da renda que futuramente fará muita falta.
Esse valor pode ser estabelecido a partir de um montante já disponível e também por meio de financiamentos previamente aprovados pela instituição financeira, apontando claramente quanto você pode gastar no projeto.
3 – Observar os detalhes de cada projeto
Muitas pessoas acabam se decepcionando com o projeto pelo qual optaram pelo simples fato de não prestarem atenção aos detalhes na etapa da escolha. Esses detalhes estão relacionados principalmente a questões como:
– Funcionalidade;
– Ventilação;
– Iluminação;
– Privacidade;
– Afastamentos (distâncias laterais, frontais e de fundos);
– Instalações (elétricas e hidráulicas);
– Arquitetura;
– Elevadores e escadas;
– Automação;
– Ar condicionado;
– Paisagismo;
– Segurança contra incêndio;
– Interiores;
– Segurança predial;
– Garagens;
– Cozinhas;
– Banheiros;
– Áreas de lazer;
– Meio ambiente;
– Fachadas e revestimentos internos;
– Análise energética e térmica;
– Impermeabilização;
– Vidros e esquadrias;
– Acústica;
– Drenagem;
– Pavimentação;
– Terraplanagem;
– Impacto de tráfego.
Cada um desses detalhes é determinante para o sucesso de um projeto, indicando o compromisso com a qualidade e segurança da obra.
4 – Atentar-se para a responsabilidade técnica
Essa é outra das dicas para escolher o projeto ideal que geralmente passa despercebida pela maioria das pessoas. Atentar-se para a responsabilidade técnica significa informar-se sobre os engenheiros e arquitetos responsáveis pelo projeto, assim como buscar informações quanto aos demais projetos concluídos por esses profissionais.
Além de garantir a escolha de um projeto que vá ao encontro de suas necessidades, observar essas dicas contribui para:
- Valorização do imóvel, fazendo com que esse investimento proporcione resultados positivos nos anos e décadas seguintes;
- Melhor adequação às reais necessidades do cliente, evitando custos excessivos com projetos que não estejam de acordo com seu estilo de vida;
- Melhores condições de analisar as questões técnicas do projeto, evitando complicações futuras quanto ao andamento e conclusão da obra;
- Evitar o descumprimento de prazos e demais cláusulas estabelecidas no contrato.
Está considerando essas dicas para escolher o projeto ideal? Para demais dúvidas com relação a este assunto, converse com nossos especialistas.